ÚLTIMA APARIÇÃO PÚBLICA DOS BEATLES, COM SHOW EM TELHADO, COMPLETA 45 ANOS

05/02/2014 18:51

Há 45 anos, no dia 30 de janeiro de 1969, os Beatles se apresentavam juntos pela última vez, com um show em Londres.
Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr e o tecladista Billy Preston fizeram uma apresentação surpresa no telhado da sede da gravadora Apple, no centro comercial da capital inglesa.
O show durou 42 minutos e o set list incluiu nove takes de cinco canções --"Get Back", "Don't Let Me Down", "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony"-- antes de ser interrompido pela Polícia Metropolitana. Cenas do show foram usadas posteriormente no documentário "Let It Be", de 1972, e gravações de "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony" entraram no LP de mesmo nome.
Não se sabe de quem foi a ideia do show, mas consta que a decisão foi tomada poucos dias antes. De acordo com o livro "The Complete Beatles Chronicle", de Mark Lewisohn, George trouxe Preston na esperança de que um músico de fora pudesse ajudar o grupo a manter o foco.
"Havia um plano para tocar ao vivo em algum lugar. Estávamos pensando para onde poderíamos ir --Ah, o Palladium ou o Sahara'. Mas teríamos que levar todo o equipamento, então decidimos: 'Vamos subir no telhado'", conta Ringo no livro "The Beatles Antology".
Quando os Beatles começaram a tocar, houve comoção entre os espectadores que passavam pela rua, cinco andares abaixo, muitos dos quais em horário de almoço. Quando a notícia se espalhou, uma multidão se formou nas ruas e nos telhados dos prédios próximos, e a polícia avaliou que o show estava causando problemas de barulho e trânsito.
A polícia teve que ameaçar os funcionários da Apple de prisão para serem admitidos dentro do prédio e a banda continuou tocando por vários minutos após a chegada dos policiais.
Paul improvisou a letra de "Get Back" para falar da situação: "Você está brincando no telhado de novo e sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar te prender!". Com a conclusão de "Get Back", o show terminou e John agradeceu: "Quero agradecer em nome do grupo e de nós todos e espero que tenhamos passado no teste".
O quarteto de Liverpool ainda gravaria mais um álbum de estúdio, "Abbey Road", mas a banda terminou oficialmente em novembro de 1969 sem fazer outro show.

50 anos da Beatlemania
Com a comemoração de 50 anos da chegada dos Beatles aos Estados Unidos e do início da Beatlemania, os dois remanescentes do grupo, Paul e Ringo, se reuniram para um tributo com participações de músicos como Stevie Wonder, Pharrel Williams, Dave Grohl, Katy Perry e Dhani Harrison, filho de George Harrison.
Paul e Ringo encerraram o show, gravado para o especial de TV "The Night That Changed America: A Grammy Salute to The Beatles" (em tradução livre, A Noite que Mudou a América: Uma Saudação do Grammy para os Beatles), realizado pela Academia do Grammy para lembrar a primeira aparição do quarteto no "Ed Sullivan Show", em 9 de fevereiro de 1964. Os dois amigos tocaram juntos "With a Little From my Friends" e "Hey Jude".
Antes, no domingo (26), Ringo se juntou a Paul para tocar "Queenie Eye", do último álbum deste, na cerimônia de entrega do Grammy 2014. A viúva de John, Yoko Ono, e seu filho, Sean, também estavam presentes. Os dois não se apresentavam juntos desde 2009.