Alanis Morissette promove revival dos anos 90 em apresentação vigorosa no Rio

08/09/2012 07:42

Alanis se apresenta no Rio de Janeiro (7/9/12)

Aos 38 anos, a cantora canadense Alanis Morissette ainda mostra vigor semelhante ao de quando lançou o álbum “Jagged Little Pill”, de 1995, que transformou a então jovem de 21 anos em um recorde de vendas com letras sobre depressão, relações fracassadas e homens que traem. E foram as canções deste disco,  “You Learn”, “Right Through You”, “You Oughta Know”, “Hand in my Pocket”, que levantaram o público de cerca de 3 mil pessoas que foi à casa de shows Citibank Hall nesta sexta (7), para a apresentação da cantora no Rio de Janeiro.

Com um atraso mínimo, às 22h20, o show começou com a cantora entoando “I Remain” ainda no backstage do palco. Depois de apresentar a nova “Woman Down”, Alanis dedicou “All I Really Want” (também de “Jagged Little Pill”) aos presentes. Os 100 minutos de apresentação foram alternados entre hits de sua carreira e as músicas recém-lançadas do seu 8º álbum, “Havoc and Bright Lights”, em que a cantora expõe a responsabilidade de ser mãe e um lado mais amoroso, até mesmo com o público.

Caminhando a passos largos por toda a extensão do palco, a artista se dirigiu várias vezes aos fãs, de quem também recebeu homenagens. Durante a execução de “Guardian”, cujo refrão [“Eu serei sua defensora para a vida, como sua guardiã”] foi escrito para seu filho primogênito, de 1 ano e 8 meses de idade, uma dúzia de bolas com o nome do bebê, “Ever”, surgiram na plateia.

Em “Ironic”, outra canção de “Jagged Little Pill”, além de ser acompanhada em uníssono pelos fãs, Alanis foi muito aplaudida ao trocar a palavra “mulher” por “marido” no verso “encontrar o homem dos seus sonhos e depois conhecer sua mulher”, enquanto o baixista encenava um abraço apertado no guitarrista da banda.

No bis, Alanis voltou para cantar “Hand in My Pocket” (também do álbum de 1995) e “Uninvited” (de 1998), balançando freneticamente a cabeleira longa, para delírio dos fãs, como nos velhos tempos. O show foi encerrado com a bela “Thank U” (de 1998), escrita em agradecimento por uma viagem que fez à Índia.

Para os fãs Rodrigo Nunes, 33 anos, e Estevão Stumpf, 26 anos, que se deslocaram do Rio Grande do Sul para ver a cantora no Rio e já tinham visto shows anteriores de Alanis, ela "se entregou mais" desta vez. "Ela está mais alegre. Em 2009 ela estava se separando e durante o show chegou a se irritar com os fotógrafos na plateia", lembrou o dentista Rodrigo. Já o produtor de eventos Felipe Chevitaresi, 34 anos, em seu 4º show de Alanis, achou a cantora "mais calma e madura". "Gostei dos novos arranjos para as músicas conhecidas".

Neste domingo (9), a cantora se apresenta em Belo Horizonte, antes de seguir para Recife (12), Belém (14) e Goiânia (16). Ao todo, a cantora fará oito shows depois de já ter tocado em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Veja o setlist do show desta sexta no Rio de Janeiro

1.    I Remain (Part 1)
2.    Woman Down
3.    All I Really Want
4.    You Learn
5.    Guardian
6.    Flinch
7.    Right Through You
8.    Hands Clean
9.    So Pure
10.    Edge of Evolution
11.    Ironic
12.    Havoc
13.    Head Over Feet
14.    I Remain (part 2)
15.    Lens
16.    You Oughta Know
17.    Numb
18.    Hand in my Pocket
19.    Uninvited
20.    Thank you

FONTE: UOL MÚSICA (CLIQUE AQUI para redirecionar)